Transborda

Transborda é uma série de fotografias realizada com aproximadamente 400 pessoas, em encontros em que cada participante era confrontado com a objetiva da câmera, buscando deixar aflorar emoções de diferentes ordens. Sem muito protocolo, eu convidava pessoas para serem fotografadas em estúdio, criando um ritual com uma câmera envolvida em pano escuro, o que produzia um mergulho do fotografado em suas emoções mais íntimas. O título faz menção ao momento em que cada pessoa atravessava seu estado perceptivo e transbordava emoções, quase sempre quando pronunciava uma palavra, que também passaria a nomear a imagem.                                         

A palavra imprimia à imagem uma tentativa de singularizar o instante, de registrar o momento em que a memória, o desejo ou sensações indesejadas promoveram mergulhos em áreas desconhecidas ou escondidas de cada um. Neste lugar particular, em que o outro é exposto ao seu íntimo, situo-me como testemunha. Inclusive porque as sensações que vêm à tona com uma palavra constroem fragmentos de vidas e tornam visíveis suas bordas.

Outro ponto importante do projeto diz respeito à nudez simbólica utilizada na produção das imagens, na medida em que cada fotografado se deparava com procedimentos que levavam à naturalização, à empatia e a momentos não interpretativos, gerando vislumbres de quem somos. Com isso, as contenções sociais, que entendo como os momentos em que precisamos produzir barragens e filtros sobre sensações e anseios, deixam lugar para instantes de vida, que extrapolam limites impostos ou inventados artificialmente.     

A borda da imagem, do instante e das sensações é considerada na medida em que cada pessoa revelava um pedaço de si mesma. Como se ela estivesse em territórios permissivos, que possibilitavam uma amplitude de horizonte. Por isso, ao fotografar e filmar, tenho acesso a esses transbordamentos, que inclusive passaram a dar nome ao projeto, o que tornava possível uma reconexão comigo mesma através do outro.   


Vídeo de apresentação Exposição Transborda


Exposição Transborda, Instituto internacional Juarez Machado, Joinville- SC

Novembro 2017

foto04.jpg
foto03.jpg
foto06.jpg
foto08.jpg
foto01.jpg
foto05.jpg
foto07.jpg
foto09.jpg